melhor roçadeira profissional

A roçadeira é uma ferramenta extremamente útil para poda e corte de diversos tipos de vegetações.

Versátil, ela pode ser utilizada em ambientes domésticos, assim como em áreas de grande extensão de mata verde, de forma profissional.

Como o nome já diz, a função da roçadeira é roçar, ou seja, cortar vegetação.

Contudo, com uma grande variedade de modelos e funções, ela também pode ser empregada para o uso de derrubada de mato, cipós e arbustos.

Facilitando a manutenção de gramado, ruas e também abrindo caminho por matas fechadas, a roçadeira conta com uma diversidade de estilos e cada modelo se adapta melhor a cada tipo de atividade.

 

Tipos de Roçadeiras

A distinção dos tipos de roçadeiras se faz pela fonte de energia e os modelos conhecidos no mercado são a roçadeira elétrica, a roçadeira à gasolina e a roçadeira à bateria.

O modelo elétrico é usado para o uso doméstico devido a sua facilidade de manuseio e leveza, assim como as roçadeiras à bateria, que, por outro lado, apresentam uma maior autonomia de uso, pela não exigência de contato direto com a tomada e consumo próprio de energia.

Ambos os modelos podem ser usados para áreas residenciais e são consideradas ferramentas sustentáveis, uma vez que não emitem gases poluentes, contudo, os modelos à bateria ainda são pouco populares no Brasil.

Já a roçadeira a base de gasolina varia entre semiprofissionais e profissionais, podendo ser usadas para trabalhos de médio e grande porte, como abertura de caminhos em meio a vegetação robusta ou manutenção de campos em áreas rurais.

Além disso, elas contam com a autonomia de sua fonte de energia própria, que permite o uso por muito tempo, podendo ser recarregada com praticidade onde quer que seja usada.

Sendo o modelo favorito dos profissionais, confira aqui a melhor forma de escolher a sua roçadeira à gasolina.

 

Como Escolher Roçadeiras Profissionais

A roçadeira profissional é o tipo de equipamento necessário para o uso cotidiano e, por isso, exige uma maior potência e durabilidade.

Diferente das roçadeiras a bateria e elétricas, os modelos de roçadeiras a base de gasolina, ou a combustão, são usados para o uso profissional e semiprofissional, se tornando o tipo favorito empregado para prestação de serviço e limpeza de área verde.

Além disso, as roçadeiras profissionais possuem diferenças a partir de seu uso.

Nesse caso, há a opção de adquirir um modelo de roçadeira para uso agropecuário, florestal ou mesmo para jardinagem, de acordo com cada fabricante e especialidade da marca.

No momento de seleção do seu modelo profissional, existem algumas características que devem ser observadas para a escolha e são elas: o tipo de motor, tipo de combustível e a ergonomia do produto.

 

Tipos de Motor de Roçadeiras Profissionais

Por possuírem motores mais potentes, diferente dos modelos de roçadeira elétrica e à bateria, as roçadeiras a base de gasolina são capazes de efetuar trabalhos mais pesados, se adequando a terrenos vastos e com vegetações robustas.

Sendo assim, é possível encontrar roçadeiras com motores de 2 ou 4 tempos, também conhecidos como ciclos.

Motores de combustão convencionais, ou seja, de combustão interna, funcionam em quatro tempos, sendo eles a admissão, compressão, combustão e escape.

Enquanto o motor de 2 tempos funciona com apenas dois ciclos, na qual a combustão acontece no momento em que o pistão chega ao ápice de sua movimentação, necessitando de um tempo menor para dar partida ao roçador, o motor de 4 tempos leva mais tempo para dar início, uma vez que necessita do ciclo completo para entrar em combustão.

Outras vantagens apresentadas pelo motor de 2 tempos é praticidade de manutenção, com a troca de óleo acontecendo em períodos mais distantes, a vibração mais baixa e o menor peso.

Com variação de potência entre 21 e 43cc para roçadeiras semiprofissionais e 21 e 45.7cc para as profissionais, os modelos de 2 tempos levam vantagem em diversos aspectos, se tornando o modelo preferido, mesmo que os modelos de 4 tempos sejam mais silenciosos e menos poluentes.

 

Tipo de Combustível de Roçadeiras Profissionais

Modelos de 2 tempos funcionam com uma mistura de gasolina e óleo. Já os modelos de 4 tempos se alimentam de gasolina comum, não aditivada.  

Como o tipo de motor influencia o combustível usado, os modelos de 2 tempos lubrificam a máquina ao mesmo tempo que consomem o combustível.

Já os modelos de 4 tempos armazenam o óleo e gasolina em recipientes distintos.

Pelo armazenamento em locais diferentes, as roçaceiras de 4 tempos precisam de uma manutenção de troca de óleo com maior frequência. Por outro lado, essa distinção de armazenamento promove um consumo mais silencioso.

 

Ergonomia de Roçadeiras Profissionais

Considerando que as roçadeiras a gasolina pesam mais que os demais modelos, é preciso estar atento ao peso e a ergonomia do item, para que não haja dificuldade de uso.

Assim como o motor influencia no tipo de combustível, ele também influencia na ergonomia da ferramenta, já que motores de maior tamanho possuem maior peso.

Além disso, é necessário que haja o teste da roçadeira antes de adquirir o equipamento, pois o uso da roçadeira profissional significa trabalho constante ou cotidiano.

Nesse sentido, experimentar a ferramenta é de extrema importância para a averiguação do conforto, ou desconforto, que o modelo testado pode proporcionar.

Procurar um modelo antivibratório também facilita o uso e permite a execução por mais tempo e com o conforto adequado.

Caso a compra seja feita pela internet, esteja atento ao peso do equipamento. Essa será uma boa forma de medir o quanto o produto pesará para cada pessoa.

Na nossa sessão de roçadeiras você encontrará o peso e todos as informações relevantes das principais roçadeiras profissionais do país.

 

Qual a Melhor Roçadeira Profissional?

Depois de conhecer melhor as características principais das roçadeiras profissionais, é a hora de conhecer as marcas mais conceituadas no mercado, para poder, enfim, fazer a sua escolha. As melhores roçadeiras profissionais são:

 

Stihl

Como uma das marcas mais famosas na área, a famosa alemã Stihl possui diversos modelos de roçadeira, entre o de uso doméstico de profissionais.  

Entre os tipos de uso profissionais, é possível encontrar modelos para uso agropecuário, mercado florestal, construção civil e jardinagem profissional.

Com um valor um pouco maior que as demais marcas, o investimento é na qualidade do produto.

 

Shindaiwa

A Shindaiwa é uma empresa japonesa que também lidera em variedade, seja para o uso residencial ou profissional.

 

Husqvarna

Outra líder de mercado, a especialidade da marca sueca é a venda e divulgação de equipamento de manejo florestal, como motosserras, cortadores de grama, sopradores e roçadeiras, sendo uma líder também na Europa.

 

Makita

Makita é uma das marcas de ferramentas mais famosas no Brasil, que também possui uma linha de equipamento agrícola e para jardim, tendo uma variedade de modelos de roçadeiras de 2 e 4 tempos.

 

Considerações Finais

Conhecendo um pouco melhor dos tipos de roçadeiras e seus benefícios, fica mais fácil de escolher o seu modelo ideal e fazer o seu investimento.

Navegue pela nossa sessão de roçadeiras profissionais e compare os modelos, explicamos as diferenças para você fazer a escolha certa para a sua necessidade.

Caso decida comprar, faça um orçamento e conseguiremos o menor preço do mercado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *